VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →

DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática melhora o funcionamento do sistema linfático.

Reduz a retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas. Melhora o edema e a celulite.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios da drenagem linfática, destacam-se a redução da retenção de líquido, a ativação da circulação sanguínea, o combate à celulite e até o relaxamento corporal.

Também pode ser feita com ajuda de aparelhos da endermologia, que possuem mecanismos de vácuo e rolamento, mas não é tão eficiente quanto a manual. Na manual, o profissional consegue inspecionar a área a ser massageada e trabalhar mais nas áreas mais necessitadas.

O tratamento deve ser feito regularmente para ter bons resultados. A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana, é possível sentir novamente os edemas. Mas, isso varia desde a relação entre peso e altura até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras.

A drenagem linfática deve ser realizada por profissionais habilitados como fisioterapeutas e massoterapeutas. É contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo.

Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que usam alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Não exige prescrição médica mas é recomendado consultar o dermatologista para verificar se a técnica é indicada para seu caso.

Para marcar avaliação ou consulta médica com a Dra. Flavia Paiva, telefone para (21) 3798-9391 | WhatsApp 98237-9391.

↑ TOP   |   VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →