VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →

PEELING QUÍMICO

O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa.

Dependendo do tipo de peeling químico, a técnica pode feita em rosto, mãos e pescoço para remover manchas, marcas de acne e cicatrizes. O tratamento promove a descamação da pele.

O tratamento também é indicado para homens e mulheres para um rejuvenescimento facial, pois o peeling químico trata rugas e aumenta a elasticidade da pele.

Os principais tipo de peeling químico incluem:

  • Peeling químico superficial: remove a camada mais externa da pele, clareando manchas e retirando marcas de Acne ou rugas superficiais.
  • Peeling químico médio: remove a camada externa e média da pele e trata Acne e rugas mais profundas.
  • Peeling químico profundo: recomendado para casos de pele danificada pelo sol e cicatrizes de Acne ou acidentes.

Os resultados do peeling químico podem ser vistos a partir da segunda sessão de tratamento. Além de rejuvenescer e tratar marcas e manchas, o tratamento também promove a redução da oleosidade, prevenindo o surgimento de cravos e espinhas e melhorando a aparência e textura da pele.

O peeling químico não deve ser aplicado por dermatologista ou fisioterapeuta dermato funcional para evitar complicações graves como queimadura da pele. Os tipos de peeling químico variam conforme tipo de pele, oleosidade, resultados esperados, grau de envelhecimento, fototipo, entre outros.

Os principais benefícios do peeling químico são:

  • Redução das cicatrizes de acne e de acidentes
  • Renovação das camadas de pele
  • Redução das manchas de idade ou sol
  • Eliminação de rugas e linhas de expressão

Os resultados do peeling químico dependem do tipo de peeling e das características da pele. O objetivo do tratamento é acelerar o processo de renovação celular, estimulando a produção de colágeno e eliminando as camadas mais superficiais e envelhecidas.

Dependendo do caso do paciente, podem ser necessárias concentrações mais potentes ou, ainda, de mais de um peeling químico. O procedimento é realizado em consultório sem necessidade de internação. Assim que a medicação é aplicada, o paciente poderá sentir uma sensação de ardência e queimação que desaparecem sem necessidade de sedação ou anestesia. Alguns peeling químicos superficiais são completamente indolores.

A maioria das pessoas necessita de cinco a sete dias para uma total recuperação do peeling químico de média profundidade. Após o tratamento, a pele fica sensível à luz por várias semanas. O paciente deve evitar qualquer exposição solar forte, fazer uso de filtro solar e adotar todas as medidas de proteção.

O peeling químico poder ser superficial, médio e profundo. De acordo com a profundidade do peeling químico, o tratamento exige mais cuidados e oferece resultados mais eficazes. O peeling químico mais profundo garante uma grande mudança da aparência da pele, com um rejuvenescimento que pode chegar a duas décadas, sendo mais indicado a pessoas mais velhas com alto grau de flacidez e envelhecimento cutâneo.

Após o tratamento, deve-se evitar exposição desprotegida ao sol por cerca de duas semanas depois da aplicação. O peeling químico profundo atinge camadas mais profundas da pele até a derme reticular. É bastante agressivo e deve ser realizado somente por profissional experiente, com criteriosa avaliação e esclarecimento do paciente. Existe um risco maior de complicações em peeling mais profundos. Quando bem realizados, o peeling químico profundo pode oferecer resultados tão satisfatórios quanto uma cirurgia plástica.

Para o peeling químico, a pele deve ser preparada antes com uma antecedência de 15 a 30 dias e também receber um tratamento após a aplicação. Esses cuidados permitem a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis do peeling químico como pigmentação pós-peeling ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos cuidados são tomados.

Para marcar avaliação ou consulta médica com a Dra. Flavia Paiva, telefone para (21) 3798-9391 | WhatsApp 98237-9391.

↑ TOP   |   VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →