TOXINA BOTULÍNICA

A Toxina Botulínica tipo A é muito indicada para o tratamento da hiperidrose (suor excessivo).

É uma opção de tratamento consagrada com eficácia e segurança comprovadas em diversos trabalhos científicos.

Muito utilizada em procedimento estéticos, a toxina butolínica também é uma solução para outros problemas. Isso devido a capacidade de impedir a contração muscular. Ao paralisar os nervos do sistema simpático, a toxina botulínica impede o envio de estímulos nervosos, desativando as glândulas sudoríparas responsáveis pela produção do suor excessivo.

A hiperidrose é o excesso de transpiração causado pela hiperatividade das glândulas sudoríparas. Principalmente, em axilas, mãos, face e pés. Mas, pode ocorrer em outras partes do corpo como o tórax e o couro cabeludo. Pode ser considerada primária (sem causa definida) ou secundária a uma doença de base como hipertiroidismo, distúrbios psiquiátricos, menopausa ou obesidade. O início da hiperidrose pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas.

Atualmente, existem diversas opções de tratamento para a hiperidrose axilar. Entre eles, desodorantes a base de alumínio, cirurgia (simpatectomia) e a toxina botulínica. A toxina botulínica é indicada com sucesso para hiperidrose axilar, palmar e plantar, pois é minimamente invasivo, sem risco cirúrgico, com resultados rápidos e efetivos.

O tratamento da hiperidrose axilar com a toxina botulínica inicia-se com a aplicação de um creme anestésico na área a ser tratada, depois é feita a assepsia do local e aplicado o produto ponto a ponto. A região permanece tratada, em média, de seis a nove meses.

A aplicação de toxina butolínica no tratamento do suor excessivo é eficaz mas os resultados são temporários. Para manter a eficácia do tratamento, realizações anuais são recomendadas. Em média, esse é o tempo que o corpo leva para dissolver o composto.

Apesar de não resolver o problema definitivamente, aplicações regulares de toxina butolínica para o tratamento do suor excessivo atrofiam as glândulas sudoríparas de forma gradual. Ao serem acostumadas a produzirem cada vez menos suor, essas glândulas vão aos poucos perdendo a sua função.

Para marcar uma consulta médica com nossa dermatologista Dra. Flavia Paiva, telefone para (21) 3798-9391 | WhatsApp 98237-9391.