VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →

Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que reduz ou elimina temporariamente linhas de expressão como rugas na testa, pés de galinha perto dos olhos e bandas grossas no pescoço.

É uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Parecida com o lifting cirúrgico, esta substância é a forma mais popular de redução de rugas faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e até a mastigação, basicamente, qualquer movimento facial pode levar aos sinais mais comuns de envelhecimento.

Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica.

A injeção bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo, evitando a contração e, logo, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos como peeling químicos e preenchimentos. Essa combinação previne ainda a formação de novas linhas e rugas.

Há 43 músculos na face. A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer um procedimento mas é uma ciência, que profissionais de saúde devem realizar.

A aplicação de toxina botulínica leva menos de 15 minutos.

O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente duas a três injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções.

Não é necessário aplicar anestesia e não há tempo de repouso ou recuperação. O efeito completo aparece até uma semana, após a aplicação. E, os resultados duram cerca de três a quatro meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer, os músculos reagem e as rugas reaparecem.

A toxina botulínica não resolve todos os tipos de problemas de pele. Espessura de pele, tipo e grau de enrugamento são importantes na determinação da eficácia do procedimento.

Após a aplicação, não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Embora muito segura, quando feito por médico dermatologista experiente, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

• Hematomas e dor no local da injeção
• Vermelhidão
• Dor de cabeça
• Sintomas gripais
• Náuseas
• Fraqueza temporária facial ou ptose

O tratamento é autorizado no Brasil pela Anvisa. Além de tratar rugas, a toxina botulínica também trata distonia, estrabismo, blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), espasmo hemificial (contrações involuntárias dos músculos da face), rigidez muscular, hiperidrose, bexiga hiperativa e até mesmo dor de cabeça crônica.

Para tratamento de hiperidrose, a toxina botulínica é muito indicada para quem transpira demais. Esse procedimento é uma boa opção. Nesse caso, após o procedimento, alguns cuidados devem ser tomados por quem sofre com o excesso de suor:

• Não é recomendado massagear o local
• Não praticar esportes ou deitar sobre o ponto da aplicação

O tratamento não é indicado para grávidas, lactantes, portadoras de doenças neuromusculares, pessoas que usam medicamentos como anticoagulantes ou que têm infecções de pele no local da aplicação.

Para marcar avaliação ou consulta médica com a Dra. Flavia Paiva, telefone para (21) 3798-9391. Atendemos também no WhatsApp: 98237-9391.

↑ TOP   |   VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL →